APRESENTAÇÃO

Um festival cultural em língua de sinais

Queremos um festival que vá além do mero entretenimento. Para isso, com arte e língua de sinais, defendemos ser  possível conectar vários estilos artísticos e culturais, em belíssima sintonia.

 Poesia, narrativa, humor, slam, visual vernacular, artes cênicas, artes visuais, ou tantas outras formas de expressão artística são passíveis de serem associadas pela língua de sinais e pela potência criativa de artistas surdos. A criatividade é infinita. Na infinidade dessas possibilidades e, pelas potências suas características múltiplas trazidas pelo público e pelos artistas, o festival se abre para novas formas de experiências criadas em coletivo – um espaço de convívio criativo, muito mais pessoal, que confere uma expressão não apenas concreta, mas também emocional e única.

CONHEÇA

Nosso Manifesto

NOSSA MISSÃO

Promover um evento regional com adesão nacional apresentando produções em língua de sinais que expressam valores e visões de mundo das comunidades surdas através de artes cênicas, artes visuais, literárias, show sensorial e workshops. Um evento espetacular que promova o despertar de uma experiência encantadora e inesquecível para a sociedade sobre as potências do ser surdo; proporcionando, assim, a integração multicultural e social.

O QUE FAZEMOS

Nossa programação busca diversidade e representatividade pelas línguas de sinais na multiplicidade expressiva dos corpos questionando as lógicas hegemônicas e criando experiências multissensoriais que fomentem a produção de novas obras. Renovamos, desse modo, o compromisso com a arte e cultura em língua de sinais, e com a democratização do acesso a bens culturais como uma fonte de bem estar e pertencimento.

NOSSO PROPÓSITO

Acreditamos que a arte e a cultura têm um papel fundamental nessas conversas que endereçamos sobre mudar o mundo, tornar a nossa realidade mais ética, democrática, justa e diversa. A arte expressa, cria e modifica estruturas. Ela é uma ferramenta de transformação dentro do nosso próprio interior e das coletividades, e por isso, a cultura e a língua de sinais, inscritas em um contexto artístico de protagonismo e criatividades surdas, tem um papel singular e fundamental dentro do Festival Despertacular.