QUEM SOMOS

Festival Despertacular

O Festival Despertacular tendo como maior parceira comunidade surda do Distrito Federal e do país que reconhece a importância da difusão da cultura e arte do país ampliando o conhecimento e o acesso da língua de sinais ao maior patrimônio da comunidade surda que é a sua cultura surda.

O evento tem como objetivo valorizar o trabalho de artistas surdos brasileiros proporcionando maior visibilidade e  alcance tanto de suas produções, assim como das reflexões sobre as potências das artes e culturas produzidas por pessoas surdas em  língua de sinais. Um fazer que tem grande potencial de transformação social não só porque inclui as pessoas surdas nos circuitos das artes, mas também, e principalmente, porque é idealizado e realizado pelas próprias pessoas surdas para toda sociedade.

E para comemorar o evento cultural e artístico, pretendemos nos aproximar da comunidade surda através dos pilares culturais como: artes cênicas, artes visuais, literárias, workshops e diversas manifestações culturais.

Esse evento foi idealizado pelos professores, artistas e pesquisadores surdos Renata Rezende e Lucas  Sacramento. Suas práticas e estudos, assim como suas próprias vivências como pessoas surdas, despertou a percepção que nos faltava algo a mais para fortalecer e defender a participação e a produção de arte e cultura na comunidade surda tanto do Distrito Federal, assim como do nosso país.

Em 2022, ocorrerá nossa terceira edição do Festival Despertacular. Sendo essa a primeira edição  que contará com financiamento público, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, essa primeira edição demonstrou alta adesão de um público de surdos e ouvintes de várias idades – o que atesta a demanda desse projeto. Assim, outras pessoas também foram despertadas para as alegrias do encontro.

A programação de nosso evento conta com um sistema de chamamento públicos por meio de editais que visam promover uma ampla adesão de artistas surdos vindo de diversas regiões e nichos de produção. Os trabalhos selecionados para categoria artes cênicas contam com um ajuda de custo para produção e apresentação de seus espetáculos no festival. Além disso, os trabalhos selecionados na categoria artes audiovisuais, como curtas-metragens, irão concorrer a uma  premiação específica.

Nesse sentido, os demais custos relacionados à locação dos espaços culturais, infraestruturas, logística, recursos humanos, equipamentos e materiais, serão arcados pela comissão organizadora. Somam-se a esses curtos o pagamento de  produtores culturais, artistas convidados que ministraram os workshops e a equipe técnica que irá trabalhar durante o festival.